A Aprendiz...

Muitas vezes, nós não aceitamos que outras pessoas discordem de nós. Não diria para pensarmos mais um pouco nisso, porque iria pedir a mim mesma que pensasse no óbvio. E o óbvio me diz que ambas as partes têm um pouco de razão. Não há uma verdade única, cada um tem a sua, e mais importante que reafirmar a sua, é procurar juntos o caminho da Verdade.
Os seres humanos estão em contínua relação entre si, vivenciando situações sociais das mais diversas. Há que aprender, muito cedo, como se comportar nessas situações e também procurar gostar delas, gostar de conviver com outras pessoas, senão jamais conseguirá ser feliz quanto deseja.
Mas é necessário que também observe o comportamento das outras pessoas, não para criticas, mas para compreendê-lo e o seu próprio, pois que o homem é apenas de de si mesmo, completando-se em outro ser humano. E é através dessa experiência , observação e compreensão, que aprenderá a lidar com a sua realidade e com a realidade da convivência humana e a ser capaz de acreditar em si mesmo e nos outros.
É na compreensão do que se passa dentro e fora de si que o homem pode melhorar sua convivência, sabendo aceitar mudanças, tirando bom proveito das experiências, porque não adianta tê-las e delas nada aproveitar, buscando, não uma adaptação ou acomodação, mas proporcionando a si e aos outros oportunidades de mudanças que os façam crescer juntos.
Mas, para aceitar os outros e compreender suas verdades, é necessário que conheça suas próprias fraquezas, suas limitações, tanto seus defeitos quanto suas qualidades, que assuma sua possibilidades pessoais e que saiba aprender sempre as lições que essa convivência poderá lhe ensinar de positivo. Só assim com sinceridade, autenticidade, é que conquistará sua auto-aceitação, sua paz interior. E poderá, então, dizer que é feliz.
Da harmonia da convivência é que nasce a maneira de melhor se saber utilizar potencialidades e, gradativamente, desenvolverem-se sentimentos que tornem unos os homens, porque, se juntos buscarem a Verdade, eles a encontrarão na compreensão dos sentimentos seus e dos outros.




Lizete Abrahão


Beijocas !!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Maria Gadú – Multishow Ao Vivo (2010). CD1 e CD 2

O Senhor da Chuva - AudioBook